quarta-feira, 9 de março de 2016

VÔLEI 3 - Principais regras com comentários - 2016




PRINCIPAIS REGRAS DO VÔLEI – 2016



2.2- ALTURA DA REDE: feminino = 2,24 ; masculino = 2,43



4.1 – EQUIPES: 12 jogadores sendo 6 titulares

4.2.1 Os jogadores que não estão atuando permanecerão sentados no banco da equipe ou na área de aquecimento de sua equipe. O técnico e os demais membros sentam-se no banco, mas podem deixá-lo desde que temporariamente.


4.5.1 OBJETOS PROIBIDOS: É proibido o uso de objetos que possam causar lesões ou proporcionar qualquer vantagem ao jogador.

4.5.2 Os jogadores podem usar óculos ou lentes de contato por sua conta e risco.



6.1 – MARCANDO UM PONTO: Uma equipe marca um ponto caso:
  
6.1.1.1 obtenha êxito em fazer a bola tocar a quadra adversária; 

6.1.1.2 a equipe adversária cometa uma falta (=transgredir quaisquer regras do jogo)  

6.1.1.3 a equipe adversária seja penalizada. 

 6.1.2.1 Se duas ou mais faltas são cometidas sucessivamente (uma depois da outra), somente a primeira é marcada.


6.1.2.2 Se duas ou mais faltas são cometidas, por jogadores de equipes adversárias, uma FALTA DUPLA é cometida, repetindo-se o rally. (duas equipes cometem erros ao mesmo tempo – repete o rally)

*Rally é a sequência de ações de jogo ocorridas desde o momento em que o saque é executado pelo jogador sacador até o momento em que a bola é considerada fora de jogo.






6.1.3.1 Se a equipe sacadora vence o rally, esta marca um ponto e continua a sacar.

6.1.3.2 Se a equipe receptora vence o rally, esta marca um ponto e deverá executar o próximo saque.



7.5.1 FALTA DE POSIÇÃO:  Uma equipe comete uma falta de posição se um jogador não ocupa  sua posição correta no momento em que a bola é golpeada pelo sacador. Também se caracteriza como falta de posição a situação em que um jogador adentra a quadra através de uma substituição ilegal.





 7.5.2 Se o sacador comete uma falta no momento do golpe do saque, esta se sobrepõe à falta de posição. (errou primeiro o sacador pisando na linha, por exemplo. Ponto do adversário mesmo que ele tenha um erro de rotação)

7.5.3 Se o saque tornar-se faltoso após o golpe do sacador, a falta de posição se sobrepõe àquela. (O sacador sacou e foi pra fora, mas havia erro de posição da equipe adversária. Ponto para a equipe do sacador)

7.5.4.1 A equipe faltosa é sancionada com um ponto e a equipe adversária terá o direito ao próximo saque; (a equipe faltosa perde o ponto e o direito de sacar para o adversário)



8.1 BOLA “EM JOGO”  
 A bola se torna “em jogo” a partir do momento em que o sacador golpeia a bola, após a autorização de saque dada pelo 1º árbitro. (quando alguém saca a bola)

8.2 BOLA “FORA DE JOGO”:  A bola se torna “fora de jogo” no momento em que há a ocorrência ou cometimento de uma falta e, na ausência de uma falta, ao soar do apito.  (quando acabar o rally e alguém fizer ponto)



8.3 BOLA “DENTRO”: Considera-se bola “dentro” quando, em qualquer momento do contato, esta toca o solo da quadra de jogo, incluindo as linhas de delimitação da mesma.


8.4 BOLA “FORA”    Considera-se a bola “fora” quando:  

8.4.1 A parte da bola que entra em contato com o solo está completamente fora das linhas de delimitação da quadra;

8.4.2 Toca um objeto localizado fora da quadra de jogo, o teto ou uma pessoa que não esteja em jogo;

8.4.3 Toca a antena, as cordas de sustentação da rede, os postes ou a parte da rede localizada além das faixas laterais;

8.4.5 Cruza, completamente, o espaço inferior abaixo da rede. (a bola passa por baixo da rede)



9. JOGANDO A BOLA  
 Cada equipe deve atuar  dentro dos limites de sua própria área e espaço de jogo (excetuando-se o caso da regra 10.1.2). A bola pode, contudo, ser recuperada mesmo além da zona livre. (dentro do limite dos 3 toques e sem tocar na quadra do adversário)

9.1 TOQUES DA EQUIPE    Um toque é qualquer contato com a bola realizado por um jogador em jogo. 
 Uma equipe terá direito a, no máximo, três toques (além do bloqueio) para enviar a bola ao adversário. Se mais de três são utilizados, a equipe comete a falta “QUATRO TOQUES”.

  9.1.1 Contatos consecutivos (Dois toques)  
 Um jogador não poderá tocar as bolas de forma consecutiva. (o jogador não pode jogar a bola pra ele mesmo) (Excetuando-se nos casos das regras 9.2.3 (a não ser que sejam ao mesmo tempo), 14.2 (dois toques no bloqueio, na mesma ação) e 14.4.2 (o jogador bloqueia e recupera a bola)
9.1.2 Contatos simultâneos: Dois ou três jogadores poderão tocar a bola simultaneamente.
 
9.1.2.1 Quando dois (ou três) jogadores da mesma equipe tocam a bola simultaneamente, serão contados dois (ou três) toques (exceto no bloqueio). Se eles tentam atingir a bola, mas somente um a toca, um toque é contado. Uma colisão entre jogadores não caracteriza falta. (dois companheiros tocaram na bola ao mesmo tempo é contado que aconteceu 2 toques e a equipe tem mais um toque para enviar a bola para a quadra adversária)

  9.1.2.2 Quando dois jogadores adversários tocam a bola, simultaneamente, sobre a rede e a bola continua em jogo, a equipe receptora tem o direito a outros três toques. Se a bola vai "fora", é falta da equipe do lado oposto à direção da bola.  (Se os adversários tocam a bola ao mesmo tempo sobre a rede, segue o jogo dando direito a mais 3 toques para a equipe que recebe a bola. Porém, na mesma situação se a bola vai para fora, é como se o adversário tivesse jogado a bola pra fora. Ou seja, ponto para a equipe em que a bola pegou ao lado de fora da sua quadra. Se a bola veio para a direção da minha quadra, mas foi fora, ponto da minha equipe)





  9.1.2.3 Se ocorrerem contatos simultâneos sobre o bordo superior da rede, entre dois jogadores adversários, o jogada continuará. (se os adversários tocam na parte superior da rede ao mesmo tempo, segue o jogo)

9.1.3 Toque apoiado Dentro da área de jogo não é permitido a um jogador apoiar-se em um membro de sua equipe ou qualquer estrutura/objeto para golpear a bola. (não posso me apoiar ou subir em ninguém e nada para tocar na bola)
 Entretanto, o jogador que está prestes a cometer uma falta (tocar a rede ou cruzar a linha central, etc.) pode ser parado ou retido por um membro de sua equipe. (Mas posso ajudar para que me companheiro não cometa uma falta)


9.2 CARACTERÍSTICAS DO TOQUE  

9.2.1 A bola pode ser tocada com qualquer parte do corpo.  



9.2.2 A bola não deve ser retida e/ou lançada. Pode ser rebatida em qualquer direção. (=CONDUÇÃO)

9.2.3 A bola pode tocar várias partes do corpo, contanto que estes contatos ocorram simultaneamente. (a bola veio e tocou na minha mão e cabeça ao mesmo tempo)
 

 Exceções:  
9.2.3.1 no bloqueio, contatos consecutivos podem ocorrer com um ou mais jogadores, desde que estes contatos ocorram durante a mesma ação; (os jogadores estão na mesma ação de bloquear e a bola toca na mão de dois dos bloqueadores)

9.2.3.2 no primeiro toque da equipe, a bola pode tocar várias partes do corpo consecutivamente, contanto que os contatos ocorram durante a mesma ação. (o jogador foi receber o saque e a bola pegou na cabeça e na mão. Vale como se fosse 1 toque. A equipe tem direito a mais 2 toques para enviar a bola para o adversário)*



9.3 FALTAS AO JOGAR A BOLA  

9.3.1 QUATRO TOQUES: uma equipe toca a bola quatro vezes antes de enviá-la ao adversário;

9.3.2 TOQUE APOIADO: um jogador se apoia em um membro de sua equipe ou em qualquer estrutura/objeto dentro da área de jogo para golpear a bola;

9.3.3 CONDUÇÃO: a bola é retida e/ou lançada; ela não é rebatida com o toque do jogador;


9.3.4 DOIS TOQUES: um jogador toca a bola duas vezes consecutivas ou a bola toca, consecutivamente, várias partes de seu corpo(Muito comum quando se está se fazendo o movimento para levantar a bola para um companheiro e a bola pega em cada mão em tempos diferentes, consecutivamente, ao invés de ter acontecido o toque ao mesmo tempo com as duas mãos.)






10 BOLA EM RELAÇÃO À REDE
 10.1 BOLA CRUZANDO A REDE

10.1.1 A bola enviada para a quadra adversária deve passar por cima da rede, dentro do espaço de cruzamento. O espaço de cruzamento é a parte do plano vertical da rede, assim delimitado:

10.1.1.1 abaixo, pelo bordo superior da rede;  2.2

10.1.1.2 lateralmente, pelas antenas e seu prolongamento imaginário; 

10.1.1.3 acima, pelo teto.  





10.1.2 A bola que cruzar o plano vertical da rede em direção à zona livre do adversário, passando total ou parcialmente por fora do espaço de cruzamento, pode ser recuperada, dentro do limite de toques da equipe, desde que:

10.1.2.1 O jogador não toque a quadra adversária; 

10.1.2.2 a bola, quando retornada, cruze o plano vertical da rede, passando, novamente, total ou parcialmente por fora do espaço de cruzamento, no mesmo lado da quadra. A equipe adversária não poderá impedir tal ação. 
 


10.1.3 A bola que se encaminha para a quadra adversária através do espaço inferior está em jogo até o momento em que cruzar completamente o plano vertical da rede. (Ou seja, se a bola cruzar totalmente por baixo da rede ela estará fora de jogo)




10.2 BOLA TOCANDO A REDE=  Ao cruzar a rede, a bola poderá tocá-la. 

10.3 BOLA NA REDE  

10.3.1 A bola enviada para a rede pode ser recuperada dentro do limite de três toques da equipe.


10.3.2 Se a bola rasga as malhas da rede ou a desarma, o rally é cancelado e repetido. (Se a rede se rasga e passa a bola, repete-se o rally)





11 JOGADOR NA REDE

11.1 INVASÃO SOBRE A REDE

11.1.1 Ao bloquear, o bloqueador poderá tocar a bola quando esta ainda está além da rede, desde que não interfira na jogada do adversário antes ou durante o golpe de ataque deste.






11.1.2 Após um golpe de ataque, é permitido ao jogador passar as mãos além da rede, desde que o contato com a bola tenha ocorrido dentro do seu próprio espaço de jogo.







11.2 PENETRAÇÃO SOB A REDE (embaixo da rede)

11.2.1 É permitido penetrar no espaço adversário sob a rede, desde que isto não interfira na jogada do adversário. 









(Nas fotos, o jogador da direita de ambas as fotos parece estar invadindo por baixo. No entanto, além deles não estarem atrapalhando o outro jogador, se olharmos bem, pelo menos um dos pés, projetados até o chão, estariam ou encostando em sua quadra, ou na linha central o que não caraterizaria penetração sob a rede)

 



11.2.2 Penetração na quadra adversária além da linha central: 

11.2.2.1 É permitido tocar a quadra adversária com o(s) pé(s), desde que alguma parte dele(s) permaneça(m) em contato com a linha central, ou a projeção do(s) pé(s) no solo esteja sobre a linha central;

11.2.2.2 É permitido tocar a quadra adversária com qualquer parte do corpo acima dos pés, desde que isto não interfira na jogada do adversário.

11.2.3 Um jogador pode entrar na quadra adversária depois que a bola se tornar “fora de jogo”.


11.2.4 Os jogadores podem penetrar na zona livre do adversário, desde que eles não interfiram na jogada do oponente. 




11.3 CONTATO COM A REDE

11.3.1 O contato de um jogador com a rede, no espaço compreendido entre as antenas, durante uma ação de jogar a bola, é considerado falta. (Não pode encostar em nenhuma parte da rede. Também não pode tocar na antena.)
(Nesta foto, não podemos afirmar, mas me parece que a jogadora 6 está encostando na rede neste bloqueio.)


                                                                 Uma ação de jogar a bola compreende (dentre outras) o saltar, o golpear (ou a tentativa de golpear) e o aterrissar.


11.3.2 Os jogadores podem tocar o poste, cabo de fixação ou qualquer outro objeto que esteja localizado depois da antena, incluindo a própria rede, desde que isto não interfira na jogada.

11.3.3 Quando a bola é enviada em direção à rede, de forma a ocasionar um contato entre um jogador e a rede, não há falta


(Como nesta imagem, um pequeno exemplo, a bola vem tão forte que bate na rede e toca no adversário. Neste caso, não é falta.)




11.4 FALTAS COMETIDAS POR JOGADORES NA REDE  


11.4.1 Um jogador toca a bola ou um adversário no espaço adversário, antes ou durante um golpe de ataque do adversário; (não pode tocar nem na bola nem no adversário, no espaço do adversário, antes ou durante um ataque)

11.4.2 Um jogador interfere na jogada do adversário quando penetra no espaço adversário sob a rede;

11.4.3 O(s) (s) de um jogador penetram, completamente, na quadra adversária; 

11.4.4 Além de outras situações não citadas, um jogador interfere na jogada do adversário quando:

• Tocar, pegar ou segurar a rede

Executar ações que impedem ou atrapalham uma tentativa legítima do adversário em jogar a bola ou; (não pode distrair o adversário que está jogando; gritar palavras; assoviar; tudo isso com o intuito de atrapalhar seu jogo)

Jogadores próximos à bola enquanto esta está sendo jogada, ou aqueles que estejam tentando joga-la, estarão executando ações de jogar a bola, mesmo que não haja nenhum contato com a mesma.
Entretanto, tocar a rede no espaço além das antenas não é considerado falta. (pode tocar na rede, na parte de fora das antenas)






12 SAQUE:  Saque é o ato de colocar a bola em jogo, executado pelo jogador de trás à direita, posicionado na zona de saque.



12.1 PRIMEIRO SAQUE DE UM SET  

12.1.1 O primeiro saque do 1º set, bem como o do set decisivo (o 5º set) é executado pela equipe determinada no sorteio.

12.1.2 Os demais sets começarão com o saque da equipe que iniciou sendo a receptora  no set anterior.


12.2 ORDEM DE SAQUE  

12.2.1 Os jogadores devem seguir a ordem de saque registrada na papeleta de formação inicial.

12.2.2 Após o primeiro saque do set,  o sacador é determinado da seguinte forma: 

12.2.2.1 Quando a equipe sacadora vence o rally, o sacador (ou o jogador que o substituiu) voltará a sacar;

12.2.2.2 Quando a equipe receptora vence o rally, esta ganha o direito de sacar e rotaciona antes de sacar. O jogador que rotaciona do lado direito da linha de frente (posição 2) para a direita da linha de trás direita (posição 1) será o  sacador.


12.4 EXECUÇÃO DO SAQUE 

12.4.1 A bola deve ser golpeada com uma mão ou qualquer parte do braço depois de ser solta ou lançada pela(s) mão(s).

 12.4.2. Quicá-la ou movê-la entre as mãos é permitido. Somente um lançamento ou soltura da bola é permitido

12.4.3 No momento do golpe de saque ou da impulsão para o saque em suspensão, o sacador não pode tocar a quadra (incluindo a linha de fundo) nem a área do piso que está fora da zona de saque. Após o golpe, pode-se pisar ou cair fora da zona de saque ou dentro da quadra.  




12.4.4 O sacador deve golpear a bola dentro de 8 segundos após o primeiro árbitro apitar para autorizar o saque.

12.4.5 O saque efetuado antes do apito do árbitro é anulado e repetido.


12.5 BARREIRA 

12.5.1 Os jogadores da equipe sacadora não podem impedir o adversário de visualizar o sacador e a trajetória da bola, seja por uma ação individual ou coletiva.


12.5.2 Um jogador, ou um grupo de jogadores da equipe sacadora comete uma falta de barreira realizando ações de: balançar os braços; pular ou mover de lado para o outro lado durante a execução do saque; ou agrupar-se de forma a esconder o sacador e a trajetória da bola. 




12.6 FALTAS COMETIDAS DURANTE O SAQUE  

12.6.1 Faltas no saque  

 As seguintes faltas acarretam a troca do saque mesmo se o adversário está fora de posição. Caso o sacador:

12.6.1.1 viole a ordem de saque;


            (Ordem se saque: jogador da posição 1, depois 2, depois, 3, 4, 5 e 6.)


12.6.1.2 Não execute o saque corretamente. 

12.6.2 Faltas após o golpe de saque  

  Após a bola ser golpeada corretamente, o saque torna-se faltoso (exceto se um jogador está fora de posição) se a bola:

12.6.2.1 toca um jogador da equipe sacadora ou não cruza completamente o plano vertical da rede através do espaço de cruzamento;

12.6.2.2 vai “fora”; 


12.6.2.3 passa sobre uma barreira.  



12.7 FALTAS NO SAQUE E FALTAS DE POSIÇÃO  

12.7.1 Se o sacador comete uma falta no momento do golpe de saque (execução imprópria, ordem de rotação errada, etc.) e o oponente está fora de posição, a falta no saque será a  sancionada.


12.7.2 Por outro lado, se a execução do saque foi correta, mas o saque torna-se faltoso (vai fora, vai sobre uma barreira, etc.), a falta de posição foi cometida primeiro, sendo esta a sancionada. 





13 GOLPE DE ATAQUE     

 13.1 CARACTERÍSTICAS DO GOLPE DE ATAQUE 

13.1.1 Todas as ações que enviem a bola para o adversário, excetuando o saque e o bloqueio, são consideradas como golpes de ataque.


 (A manchete, a cortada, o toque, a pingada e todas as outras ações permitidas que enviam a bola para o adversário são golpes de ataque, menos o bloqueio e o saque)


13.1.2 Durante o golpe de ataque, só será permitido "colocar" a bola com a ponta dos dedos, caso a bola seja claramente golpeada e não carregada ou lançada.

13.1.3 O golpe de ataque se torna completo no momento em que a bola cruza completamente o plano vertical da rede ou é tocada por um adversário.
 


13.2 RESTRIÇÕES AO GOLPE DE ATAQUE  

13.2.1 Os jogadores da linha de frente podem completar um golpe de ataque a qualquer altura, desde que o contato com a bola tenha ocorrido dentro do espaço de jogo da sua equipe (exceto Regra 13.2.4 e 13.3.6 ).



13.2.2 Um jogador da linha de trás pode completar um ataque, a qualquer altura, atrás da zona de frente se:

13.2.2.1 no seu impulso, o(s) pé(s) do jogador não deve(m) ter tocado nem ultrapassado a linha de ataque;

13.2.2.2 após o golpe, o jogador pode cair dentro da zona de frente. 



13.2.3 Um jogador da linha de trás também poderá completar um golpe de ataque na zona de frente se, no momento do contato, parte da bola está abaixo do topo da rede. (Fala-se popularmente que o jogador de fundo não pode pular quando atacar. Na verdade, ele até pode pular contanto que no momento do contato com a bola esta esteja abaixo do bordo superior da rede)

13.2.4 Nenhum jogador pode completar um golpe de ataque ao saque adversário, quando a bola está na zona de frente e completamente acima do bordo superior da rede. (Ou seja, nenhum jogador de qualquer posição, poderá devolver um saque de toque, manchete, cortada ou outro movimento, estando este na zona da frente e acima do bordo superior da rede.)


  •  Obs.: Não se trata de pular ou não, pois jogadores muito altos não precisam pular para tocarem no bordo superior da rede (linha branca superior da rede).


  • Também se desmistifica aquela afirmação "Não pode cortar saque!"  muito ouvida por alunos nas escolas. Não é que "não pode cortar saque", o que não pode é completar um golpe de ataque (cortada, manchete, toque e outros) acima do bordo superior da rede estando na zona da frente e a bola sendo proveniente de um saque. Contudo, se o jogador estiver na zona de fundo, ao receber um saque, poderá efetuar um golpe de ataque (cortar, por exemplo)
  • Outra frase bastante ouvida "Quem tá na rede (levantador) não pode pegar o saque." Pode ou não? Pode! Só não pode pegar a bola acima do bordo superior da rede e devolvê-la ao adversário. Como resolver isto? De várias maneiras. Ele pode, por exemplo, receber a bola abaixo do bordo superior da rede (pode se abaixar se for muito alto) e devolvê-la para o adversário. 



13.3 FALTAS DO GOLPE DE ATAQUE  

13.3.1 Um jogador golpeia a bola dentro do espaço de jogo da equipe adversária. 

13.3.2 Um jogador golpeia a bola para "fora". 

13.3.3 Um jogador da linha de trás completa um golpe de ataque dentro da zona de frente se, no momento do golpe, a bola está completamente acima do bordo superior da rede.

13.3.4 Um jogador completa um golpe de ataque ao saque adversário, quando a bola está na zona de frente e completamente acima do bordo superior da rede.

13.3.5 Um Líbero completa um golpe de ataque se, no momento do golpe, a bola está completamente acima do bordo superior da rede.

13.3.6 Um jogador completa um golpe de ataque acima do bordo superior da rede, quando a bola é proveniente de um passe de voleio (toque) com a ponta dos dedos, executado por um Líbero que está na zona de frente de sua equipe. (O Líbero não pode levantar de toque na zona da frente para o atacante cortar)

(Normalmente, os líberos só jogam com a manchete e só podem dar toque na zona de defesa)




14 BLOQUEIO      

14.1 BLOQUEAR  

14.1.1 Bloquear é a ação dos jogadores próximos à rede para interceptar a bola vinda do adversário, estendendo-se acima do bordo superior da rede, não importando a altura que é feito o contato com a bola. Somente aos jogadores da linha de frente é permitido completar um bloqueio, desde que no momento do contato com a bola, parte do corpo esteja mais alta que o topo da rede.

14.1.2 Tentativa de bloqueio : Uma tentativa de bloqueio é a ação de bloquear sem tocar a bola.  

14.1.3 Bloqueio efetivo = Um bloqueio é efetivo quando a bola é tocada por um bloqueador.   

14.1.4 Bloqueio coletivo = Um bloqueio coletivo é executado por dois ou três jogadores próximos entre si, e é efetivo quando um deles toca a bola.
bloqueio simples

bloqueio duplo
bloqueio triplo





14.2 CONTATOS DO BLOQUEIO = Contatos consecutivos (rápidos e contínuos) com a bola podem ocorrer entre um ou mais bloqueadores, desde que os contatos ocorram durante uma ação.


14.3 BLOQUEIO DENTRO DO ESPAÇO ADVERSÁRIO =  Ao bloquear, o jogador pode colocar suas mãos e braços além da rede, desde que sua ação não interfira na jogada do adversário. Assim, não é permitido tocar a bola além da rede até o adversário  executar um golpe de ataque.



14.4 BLOQUEIO E TOQUES DA EQUIPE  

14.4.1 Um contato de bloqueio não conta como um toque da equipe. Consequentemente, após o contato do bloqueio, a equipe tem direito a três toques para retornar a bola.

14.4.2 O primeiro toque após o bloqueio pode ser dado por qualquer jogador, inclusive aquele que tocou a bola no bloqueio. 



14.5 BLOQUEIO DO SAQUE = É proibido bloquear o saque adversário. 



 14.6 FALTAS DE BLOQUEIO  

14.6.1 O bloqueador toca a bola no espaço adversário, antes ou durante o golpe de ataque do adversário; (O bloqueador não pode atrapalhar a jogada do adversário inacabada)

14.6.2 Um jogador da linha de trás ou um Líbero bloqueia ou participa de um bloqueio efetivo; (só podem bloquear os jogadores da frente e o líbero também não pode bloquear)

14.6.3 Bloquear o saque do adversário; 

14.6.4 A bola é enviada para "fora"; 

14.6.5 Bloquear a bola dentro do espaço adversário por fora das antenas;  

14.6.6 Um Líbero tenta um bloqueio individual ou coletivo.






15.1 NÚMERO DE INTERRUPÇÕES REGULARES NO JOGO  

 Cada equipe tem direito a, no máximo, dois "tempos" e seis substituições em cada set.



15.2 SEQÜÊNCIA DAS INTERRUPÇÕES REGULARES NO JOGO  

15.2.2 Contudo, uma equipe não está autorizada à requisitar substituições consecutivas durante a mesma interrupção. Dois ou mais jogadores podem ser substituídos dentro da mesma requisição.



15.3 REQUISIÇÃO DE INTERRUPÇÕES REGULARES NO JOGO  

15.3.1 Interrupções regulares do jogo podem ser solicitadas pelo técnico, ou na ausência deste, pelo capitão em jogo, e somente por eles.
técnico



15.4 TEMPOS DE DESCANSO E TEMPOS TÉCNICOS  

15.4.1 Requisições de tempo de descanso devem ser realizadas através do sinal manual oficial correspondente, durante o período em que a bola está fora de jogo e o apito do 1º árbitro autorizando o saque. Todos os tempos de descanso tem a duração de 30 segundos. 



15.4.3 No set decisivo (5º set), não há “Tempos Técnicos”; somente dois tempos de 30 segundos de duração podem ser solicitados por cada equipe. 

15.4.4 Durante todos os tempos, os jogadores em jogo devem ir para a zona livre, perto do seu banco.



15.5 SUBSTITUIÇÕES  

15.5.1 A substituição é o ato pelo qual um jogador, excetuando-se o Líbero e o jogador regular o qual tenha realizado a troca, após ser devidamente registrado pelo apontador, entra no jogo  para ocupar a posição de outro jogador, que deve deixar a quadra neste momento.
 
símbolo para substituições



15.6 LIMITES DAS SUBSTITUIÇÕES  

15.6.1 Um jogador da formação inicial pode deixar o jogo e retornar, mas somente uma vez no set e para sua posição original na formação.

15.6.2 Um jogador reserva pode entrar no jogo no lugar de um jogador da formação inicial, mas somente uma vez por set, e só pode ser substituído pelo mesmo jogador titular.



15.7 SUBSTITUIÇÃO EXCEPCIONAL  

 Um jogador (exceto o Líbero) que não pode continuar jogando, devido à lesão ou mal-subito, deve ser legalmente substituído. Caso não seja possível, a equipe tem  direito a uma substituição EXCEPCIONAL, além dos limites da Regra 15.6.

Uma substituição excepcional significa que qualquer jogador que não está na quadra na hora da lesão, exceto o Líbero ou o jogador regular envolvido em sua troca, pode substituir o jogador lesionado no jogo. O jogador lesionado substituído não poderá a retornar à partida.


 Uma substituição excepcional não pode ser contada, em nenhum hipótese, como uma substituição regular



15.8 SUBSTITUIÇÃO POR EXPULSÃO OU DESQUALIFICAÇÃO  


 Um jogador EXPULSO ou DESQUALIFICADO deve ser substituído através de uma substituição legal. Caso não seja possível, a equipe é declarada INCOMPLETA.


Desqualificação

Expulsão



15.10 PROCEDIMENTO DE SUBSTITUIÇÃO  

15.10.1 As substituições devem ocorrer dentro da zona de substituição. 

15.10.2 Uma substituição deve durar somente o tempo necessário para o registro na súmula e permitir a entrada e saída dos jogadores.

15.10.3  A solicitação de substituição caracteriza-se pela entrada do(s) jogador(es) substituto(s) na zona de substituição, pronto(s) para jogar, durante uma interrupção regulamentar. Não é necessário que o técnico faça o sinal manual oficial, exceto em caso de lesão ou antes do início de um set.
 

15.10.4 Se uma equipe pretende fazer mais de uma substituição simultaneamente, todos os jogadores substitutos devem entrar na zona de substituição ao mesmo tempo para que sejam consideradas como requisitadas na mesma interrupção. Neste caso, as substituições deverão ser realizadas sucessivamente, um par de jogadores por vez. Caso uma delas seja ilegal, as que sejam legais são autorizadas normalmente e a ilegal será rejeitada, estando sujeita à sanção por retardamento.






15.11 SOLICITAÇÕES INDEVIDAS  

15.11.1 É considerado como indevida qualquer solicitação, ainda que regular:  

15.11.1.1 Durante um rally ou no momento ou após o apito de autorização para o saque;  

15.11.1.2 Requisitada por um membro da equipe não autorizado;

15.11.1.3 Uma segunda substituição da mesma equipe durante a mesma interrupção, exceto no caso de lesão ou mal-súbito de um jogador em quadra;

15.11.1.4 Depois de esgotado o número autorizado de tempos e de substituições.  

15.11.2 A primeira solicitação indevida na partida que não afetar ou retardar o jogo deve ser rejeitada sem qualquer outra conseqüência.

15.11.3 Qualquer solicitação indevida adicional na partida requisitada pela  mesma equipe constitui um retardamento.



16 RETARDAMENTOS      

16.1 TIPOS DE RETARDAMENTOS  

 Qualquer ação imprópria de uma equipe que atrase o reinício do jogo caracteriza um retardamento e inclui, dentre outras:


16.2 SANÇÕES POR RETARDAMENTO 


16.2.1 Advertência e penalidade por retardamento são as sanções para a equipe

continua....

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